top of page

MELASMA

O Melasma é uma alteração pigmentar da pele que ocorre na face, podendo ocorrer também em outras partes do corpo. Acomete mais mulheres, geralmente com mais de 25 anos de idade após a gravidez ou terapia hormonal.



As diversas apresentações clínicas da psoríase podem ser classificadas com base em sua morfologia e localização.


Os fatores contribuintes são:


  • Predisposição genética: é mais comum em indivíduos de pele morena.

  • Gravidez: na gestação ocorre estimulo da melanogênese, com aumento da pigmentação na aréola e aparecimento da línea nigra, uma linha pigmentada que vai do umbigo ao púbis.

  • Uso de anticoncepcionais: os estrógenos e progestágenos estimulam a melanogênese o que explicaria a pigmentação observada na gravidez e no uso de anticoncepcionais.

  • Exposição solar: é o fator desencadeante mais importante no melasma. As manchas tendem a piorar no verão e a melhorar no inverno.

As manchas no rosto são acastanhadas e localizam-se na região malar, frontal e supra-labial. O pigmento pode estar localizado em diferentes profundidades e assim divide-se o melasma em epidérmico, dérmico e misto. O tratamento depende da extensão do melasma e da tolerância da pele aos diversos tratamentos.


O tratamento pode ser feito em casa com cremes e fotoproteção intensa. Na clínica também realizamos procedimentos para clareamento da pele como microagulhamento, peelings e microinfusão de medicamentos na pele.



109 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page